Quanto tempo você passa diariamente no Instagram? De acordo com pesquisas recentes, a plataforma possui 1 bilhão de usuários em todo o mundo, sendo 99 milhões no Brasil, com permanência média de 3 horas e meia por dia.
Demonstrando um ambiente favorável para apresentar novas ideias, produtos e serviços.
Sua empresa utiliza o Instagram? Se sim, considera sua página atrativa em relação aos conteúdos relevantes ao engajamento?
Caso tenha dúvidas este artigo é para você! Pois, abordaremos mais sobre o uso do Instagram por empresas, com dicas de conteúdos, formas de engajamento e mais.
Gostou?
Continue conosco e saiba como as empresas podem se beneficiar do Instagram.
Como as empresas podem se beneficiar do Instagram
Antes de mais nada, vale saber que o Instagram é uma ferramenta prática e intuitiva que tem o objetivo que fazer com que usuários permaneçam o maior tempo possível on-line.
E por isso, conteúdos rápidos e atrativos são os mais utilizados e interagidos, como vídeos, reels e fotos que quando desenvolvidos de forma criativa, despertam ainda mais a atenção.
Logo, empresas e marcas, como usuários da plataforma podem utilizar destes recursos, estimulando maior visibilidade, atração e até conquista de novos clientes que atualmente possuem um novo hábito de compra, estimulado pela emergência e sensação de satisfação imediata.
Sabendo disso, antes de criar e publicar em sua página:
- Pesquise sobre seus possíveis clientes, entendendo o hábito de consumo;
- Crie uma persona e desenvolva todo o conteúdo pensando nela;
- Desenvolva conteúdos variados, como memes, vídeos, carrosséis educativos, posts com design bem estruturado;
- Atenção para as legendas para que não fique longas e repetitivas;
- Pesquise sobre os melhores dias horários de postagens;
- Poste regularmente;
- Utilize o feed, reels e stories para compartilhar;
- Esteja aberto a comunicação na plataforma.
Ao seguir essas dicas, certamente terá presença digita ativa no Instagram com bons resultados orgânicos, ideais para estimular a confiança e autoridade em relação ao seu negócio.
Outra dica importante é alterar a conta de perfil pessoal para perfil profissional que possibilitará acompanhar dados e análises da sua página, como localidade dos seguidores, idades, impressões, alcances e outros que possibilitarão o desenvolvimento de conteúdos mais objetivos e efetivos, promovendo e mantendo o engajamento.
O que postar no Instagram
Caso tenha dúvidas sobre o que postar na conta do Instagram empresarial, vamos te dar algumas dicas. Logo, concentre-se em buscar referências em sites, perfis similares e concorrentes, identificando as postagens com melhores desempenhos, curtidas e interações.
Além de pesquisar temas, novidades e assuntos relacionados ao seu nicho, gerando não somente conteúdos para a marca ou empresa, mas informações amplas, que são muito bem-vindas nesta rede social.
Dito isso, ao elaborar suas postagens pense em:
- Informações relevantes do mercado e empresa;
- Novidades do setor e pertinentes aos seus consumidores;
- Infográficos educativos;
- Carrosséis com informações e dicas;
- Vídeos e animações;
- Memes que abordem algo divertido relacionado ao nicho;
- Cards com curiosidades e enquetes;
- Conquistas e diferenciais da empresa;
- Equipe e funcionários destaques;
- História da empresa ou marca;
- Opinião de clientes sobre seus produtos ou serviços;
- Frases inspiradoras;
- Promoções e descontos;
- Datas comemorativas.
Entre outras possibilidades, como repostagens de posts de outras páginas parceiras, recortes de artigos em blogs, notícias e mais, garantindo a variação de postagens para constante interesse e atração.
Além disso é preciso investir em interação na página com curtidas e comentários de outros usuários, a fim de manter a atração orgânica. Lembrando também, dos anúncios pagos que geram maior número de alcances e impressões, gerando atração para a página.
Engajamento Orgânico X Anúncios
Ao fazer o engajamento, é possível fazê-lo por meio orgânico e anúncios pagos, onde a diferença entre eles é o custo e resultados, havendo a necessidade de considerar ambas estratégias para alcançar o objetivo de crescimento na rede social.
Assim, o engajamento orgânico é aquele feito naturalmente, onde a plataforma realiza a entrega conforme relevância da postagens, interações e hashtags, com a necessidade de estudos e testes para performances que se adequarão ao longo do tempo.
Já os anúncios pagos são personalizados e direcionados, de acordo com a persona desejada, e por isso são entregues a mais perfis, gerando altos números de alcances e impressões. Afinal, ao indicar o anúncio a própria plataforma encontrará pessoas com correspondente interesse, gerando mais resultados de seguidores, curtidas e até conquista de clientes, valendo realizar a divulgação de anúncios pagos com certa frequência.
Gerenciamento do Instagram
Depois de conhecer dicas de postagens, formas de divulgação e engajamentos na plataforma, chegou a hora do gerenciamento, fundamental para o alcance de resultados, mas que demanda tempo e trabalho.
Por isso, se precisa de ajuda fale com a SMIT, somos especializados em tecnologia, inovação, marketing digital, LGPD, treinamento de TI e mais, prontos para entender e atender as necessidades da sua empresa, traçando estratégias que realmente surtirão resultados.
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Fontes:
Blog – Shopify – 8 Estatísticas Instagram para acertar na mosca e fazer dinheiro